Saúde Maceió

Unidades de Saúde Walter Moura e Novo Mundo estão prontas para retomar atendimento geral

Postos passaram por ações de desinfecção e readequação para voltar a atender à população em geral a partir de segunda-feira

01/08/2021 às 12h54
Por: Redação Fonte: Ascom SMS
Compartilhe:
Unidades de Saúde Walter Moura e Novo Mundo estão prontas para retomar atendimento geral

As unidades básicas de Saúde Walter Moura Lima, na Santa Amélia, e Novo Mundo reabrem, nesta segunda-feira (2), com a oferta dos serviços da atenção primária à população dos bairros onde estão instaladas. Nos últimos dias, as duas unidades passaram por trabalhos de readequação e higienização para receber a população a partir das 7h da segunda-feira.

Adaptadas desde o ano passado para funcionar como unidades de referência em síndromes gripais, as chamadas unidades sentinela passaram a atender exclusivamente maceioenses com suspeita de Covid-19 ou com sintomas de infecção respiratória.

Nos últimos dias, com o avanço progressivo das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e a influenza, o número de atendimentos nas unidades especializadas caiu, levando a Secretaria Municipal de Saúde a decidir pela retomada da atenção básica nas duas unidades.

Em maio de 2020 quatro unidades foram destinadas ao diagnóstico, tratamento e acolhimento de pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19.  Com isso, o atendimento feito por essas unidades foi deslocado para outro local.

“Como Maceió vem avançando no combate à pandemia, sendo exemplo em vacinação, houve a diminuição dos casos de Covid-19 em nossa cidade, propiciando que duas dessas unidades voltem para o atendimento de doenças crônicas, de crianças, de gestantes e toda a população nas comunidades em que estão instaladas”, afirma a coordenadora de Atenção à Saúde, Ronny Rosselly Domingos.

Neste sábado, a Unidade Básica do Novo Mundo passou por sanitização de todos os ambientes.


Servidores da unidade Walter Lima reuniram-se na sexta-feira para preparar retomada do atendimento

Na Walter Moura Lima, a readequação foi feita ao longo da semana. Ao final do expediente da sexta-feira (30), a direção da unidade reuniu os servidores para agradecer pelo empenho dedicado ao trabalho realizado no último ano e passar as orientações para a retomada do atendimento à comunidade.

“Encerramos hoje os atendimentos como unidade sentinela para as síndromes gripais, agradecendo a cada um dos bravos trabalhadores da saúde que se dedicaram ao cuidado neste contexto de pandemia”, contou a gerente do Sétimo Distrito Sanitário, Simony Gomes da Silva, aos servidores da unidade.

Ela informou os serviços que estarão disponíveis à população a partir de segunda. “A unidade volta a funcionar ofertando os serviços da atenção primária à saúde com ações de promoção, prevenção e tratamento relacionados à saúde da mulher, da criança, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, realização de curativos, sala de vacinas, tratamento odontológico e dispensação de medicação básica”, explicou.

Para assegurar o monitoramento das síndromes gripais em Maceió, as unidades Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, e Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no Graciliano Ramos, manterão o atendimento especializado.

“É importante lembrar que a população não estará desassistida. Os pacientes serão atendidos nas outras duas unidades de síndromes gripais Jorge Quintella, localizadas no Graciliano Ramos, e  Maria Conceição Paranhos, de Jacarecica. Quem tiver, portanto, algum sintoma gripal ou suspeita de covid-19 pode se dirigir a uma dessas duas unidades que continuarão funcionando com o atendimento todos os dias das 7h às 19h”, informa Ronny Rosselly.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários