Saúde Alagoas

Alagoas recebe 51.930 novas doses de vacinas contra a Covid-19

Do total, são 18 mil doses da CoronaVac e 33.930 da Pfizer

04/08/2021 às 08h23
Por: Amanda Farias Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe:
Ascom
Ascom

O mês de agosto já começa com novas remessas dos imunizantes contra a Covid-19 em Alagoas. São, ao todo, 51.930 doses, das quais 18 mil da CoronaVac, com previsão de desembarque em Maceió nesta quarta-feira (4), às 10h20. As outras 33.930 doses da Pfizer devem chegar às 16h40. Com essas novas remessas, o Estado avançará ainda mais na campanha de vacinação contra o novo coronavírus. 

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, destacou a importância da vacinação no declínio do número da ocupação de leitos exclusivos pra Covid-19 e recomenda que a população se mantenha atenta ao calendário vacinal, tanto para a primeira dose, como para a segunda. “Lugar de vacina é no braço e somente com o esquema vacinal completo o Estado vai alcançar a eficácia que precisamos na luta contra a pandemia”, ressaltou.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS) terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] .Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected] .

Balanço – Segundo o último balanço divulgado pela Sesau, Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 2.530.690 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.179.956 doses de vacinas para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 1.856.939 doses. Deste total, 1.321.945 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 534.994 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários