Segunda, 30 de Novembro de 2020
82 99831-0863
Política Arapiraca

Barbosa critica intervenção dos Calheiros e afirma que lutará por candidatura

Vice-governador faz apelo ao bom senso e ao direito de o arapiraquense escolher seu prefeito

08/10/2020 21h28
Por: Redação Fonte: Redação com Gazetaweb.
Barbosa critica intervenção dos Calheiros e afirma que lutará por candidatura

Em carta enviada ao Diretório do MDB em Alagoas, o vice-governador e candidato a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, criticou a intervenção realizada pelo governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros nas eleições da capital do Agreste. Barbosa ressaltou que em 30 anos de MDB nunca viu tamanha perseguição, nem aos filiados da sigla que foram condenados por corrupção. Certo da legalidade de sua candidatura, ele já alerta  aos Renans que vai lutar até o fim pelo livre direito de o povo arapiraquense escolher o seu candidato no pleito.   

Veja a carta de Luciano Barbosa ao MDB

 

Na carta que formaliza a renúncia à vice-presidência do MDB Estadual, Barbosa detalha o rosário de excessos e de arbitrariedades que teriam sido praticados pelos Calheiros nas eleições de Arapiraca. Para ele, não há explicação lógica para essa postura e pergunta a "quem serve a cruel instauração de processo de expulsão, sem a mínima justa causa, coroando um rolo compressor e fundamentado no curioso argumento do pedido de registro da minha candidatura a prefeito? A quem interessa e por quê?". 

"Os atos de força ilegalmente praticados contra a minha pessoa, o diretório municipal e centenas de filiados, exibidos publicamente como exemplo aos aliados que porventura divirjam da cúpula certamente não soaram bem no meio político e escandalizaram a população de Arapiraca, ainda perplexa. Não é bom exemplo para Alagoas e para a cidadania, nem colabora para o desempenho político-eleitoral do MDB essa atitude de terra arrasada, com uma sequência de atos truculentos, anulando uma convenção legítima, dissolvendo indevidamente um diretório municipal leal aos interesses e projetos do Partido e tentando aniquilar, sabe-se lá por qual razão, as chances concretas de eleger o prefeito e uma boa bancada de vereadores na segunda maior cidade do Estado de Alagoas", reage Luciano Barbosa na carta.

Barbosa é taxativo ao afirmar que o diretório municipal do MDB em Arapiraca nunca descumpriu nenhuma resolução ou diretriz válida e legal emanada do diretório estadual ou nacional que impedisse a candidatura de qualquer de seus filiados. "E não descumpriu porque não existe! Jamais cometi qualquer infração ética, sendo-me imposta autoritariamente sem qualquer chance de defesa a suspensão da filiação partidária com o único objetivo de falsear um ambiente de legalidade, tentando justificar um incompreensível pedido de impugnação de registro de candidatura feito pelo próprio partido do candidato. Processo de ética por requerer um pedido de registro de candidatura? Expulsão? Não vi esse rigor ético do MDB em relação aos filiados que foram envolvidos em escândalos e até mesmo condenado por corrupção", ressaltou Barbosa.

O vice-governador falou, ainda, que soa desonesto não admitir que a sua pré-candidatura era pública, amplamente conhecida do  grupo político do MDB. Ele relembra que os passos necessários, pedindo no prazo legal a exoneração do cargo de Secretário Estadual de Educação, que foi atendida pelo governador Renan Filho, "sem resistência ou sinal de que haveria a tentativa de me negar a legenda à qual me dedico há quase trinta anos". 

Diante da perseguição e certo de que a sua candidatura é legal dentro do que normatiza a Justiça eleitoral, Barbosa diz que esperar com "serenidade que o bom senso e o espírito democrático, pelo qual Vossa Excelência [senador Renan Calheiro] é reconhecido, voltem a imperar no MDB de Alagoas, e que a força, a ilegalidade e a truculência não passem a ser instrumentos para impor vontades ou percepções individuais equivocadas".

"Minhas decisões nunca foram pessoais, nem jamais serão enquanto eu estiver no MDB, ainda que as retaliações e agressões já tenham ultrapassado os limites do campo politico, atingindo dura e diretamente aqueles que, juntamente comigo, sempre estiveram ao lado do MDB e de seu principal líder, fato este que nos dá o direito de divergir e reagir na mesma medida, sempre acreditando no diálogo e confiando na boa política, da qual Vossa Excelência [Renan Calheiros] é um mestre. Os atos praticados nas últimas semanas parecem impulsionados por outra personalidade que não a sua. Reafirmo minha inteira confiança de que os atalhos trilhados pelo MDB, que não se coadunam com sua história em Alagoas serão revistos, e eu Iutarei firmemente em todas as instâncias partidárias e jurídicas para que o Estado democrático de direito, a lei e o bom senso prevaleçam", frisou Barbosa.

Diante dessas razões e por não concordar com os atos unilaterais praticados em seu  desfavor,  contra o legítimo diretório municipal de Arapiraca e o querido povo arapiraquense, Barbosa diz que apresentou de forma irretratável "a minha RENÚNCIA ao cargo de vice-presidente do diretório estadual".

"Por fim, quero registrar que sou grato aos gestos que mereci de Vossa Excelência e honrei também com gestos de amizade, respeito e boas administrações. Minhas passagens exitosas por cargos político e mandatos ajudaram o projeto político do Partido e foram importantes em eleições de Vossa Excelência e do seu filho, hoje Governador, inclusive em momentos difíceis", acentuou ele.

A fala de Barbosa segue no sentido de alertar aos Renans que ele não é covarde. "Minha serenidade não se confunde com apatia ou covardia, pois seguirei combatendo o bom combate com a têmpora e a dignidade do nordestino, nos exatos termos em que seja travado, mantendo viva a certeza de que a toda ação corresponde uma reação e que politica se resolve com politica, e assim aprendi pela convivência com Vossa Excelência, que nunca patrocinou atos totalitários e nem deixou que ninguém os patrocinasse, como essa injustiça da qual ora sou vítima e enfrentarei nas esferas institucionais", finalizou Barbosa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Arapiraca - AL
Arapiraca - AL
Atualizado às 14h45 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

34° Sensação
3 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias