Municípios ARAPIRACA

Gestores escolares de Arapiraca pactuam metas para aprendizagem na rede municipal de ensino

Cerimônia ocorreu, nesta segunda-feira (20), no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência

20/09/2021 às 15h41 Atualizada em 20/09/2021 às 15h47
Por: Redação Fonte: Ascom Arapiraca
Compartilhe:
Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)
Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

Para garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino e elevar ainda mais os indicadores educacionais no município de Arapiraca, os gestores escolares assinaram, nesta segunda-feira (20), o Termo de Pactuação para o fortalecimento das ações educativas e avanço da qualidade da Educação Básica.

O prefeito Luciano Barbosa participou da cerimônia de assinatura do termo, no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, ao lado da secretária de Educação de Arapiraca, Ivana Carla, e a gestora da Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavila, Claudenise Nemésio, que representou todos os gestores escolares no ato de assinatura.

Na ocasião, o superintendente pedagógico João Paulo Holanda fez a apresentação do plano de pactuação, que tem como metas principais a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano letivo de 2021, avaliação do fluxo escolar, monitoramento de resultados e aprendizagem dos alunos, entre outros indicadores.

João Paulo Holanda revelou que o plano de ações faz parte dos programas Inova Mais Educação e Inova Mais Aprendizagem. “Essa pactuação inclui uma série de estratégias como a busca ativa, aulões do Saeb, agentes de reforço escolar, gameficação e avaliação de resultados.

Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa voltou a afirmar que todas as crianças têm um valor para si e para a sociedade. “É papel da Educação fazer as crianças superarem as suas dificuldades para terem um aprendizado com proficiência. Todos nós trabalhamos para uma educação transformadora, com o propósito de que as crianças possam viver melhor do que seus pais”, acrescentou.

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou que a Educação é o principal caminho a ser trilhado para a diminuição da desigualdade social no Brasil.

“Precisamos ser práticos e termos a capacidade de colocar a escola como instrumento de transformação e preparar o aluno para o trabalho e para a vida”, completou Luciano.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Ministério da Educação (MEC) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Na rede municipal de ensino de Arapiraca, o sistema de avaliação engloba os estudantes do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

 

Autor: Davi Salsa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários