Cultura Cultura

Raízes de Arapiraca: prefeito Luciano e deputado Ricardo Nezinho abrem exposição na Casa da Cultura

Desde o dia quatro deste mês de outubro que a data está sendo celebrada com a entrega de várias obras à população

14/10/2021 às 08h47
Por: Redação Fonte: Ascom Arapiraca
Compartilhe:
Ascom Arapiraca
Ascom Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho abriram, na noite desta quarta-feira (13), na Casa da Cultura, a programação oficial dos 97 anos da emancipação política do município, com o lançamento da exposição Raízes de Arapiraca.

Desde o dia quatro deste mês de outubro que a data está sendo celebrada com a entrega de várias obras à população, além de palestras, mostras artísticas, culturais, entre outras atividades.

O secretário municipal de Cultura, Wellington Magalhães; o secretário de Governo, Yale Fernandes; o secretáriodeInfraestrutura, Roany Izidoro, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Arapiraca, Josivan Vital, e o secretário executivo de Governo,  Vytor Ferro, além dos vereadores Rogério Nezinho, Melquisedeque Oliveira e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Arapiraca, Daniel Fernandes, também participaram da abertura da exposição, que segue até o próximo sábado (16).

Na ocasião, o secretário de Cultura, Wellington Magalhães, falou do momento de felicidade em receber a exposição de um projeto que resgata e preserva a história de Arapiraca. 

O deputado estadual Ricardo Nezinho, por sua vez, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela concessão do espaço na Casa da Cultura para receber a exposição e ser também um entusiasta do projeto.

"Esse é o maior projeto etnográfico do mundo. Um documentário que conta a história da cidade através do relato de vida de seus moradores", destacou Ricardo Nezinho. 

Idealizador do projeto, que surgiu no ano de 2018, o deputado Ricardo Nezinho disse que o documentário audiovisual já dispõe de 96 entrevistas no YouTube. 

"Nossa meta é chegar a mil entrevistas com lindos depoimentos e histórias de cada morador de Arapiraca", acrescentou. 

Reconhecimento 

"Nada poderia ser mais significativo para celebrarmos a abertura da programação dos 97 anos de Arapiraca do que uma exposição que reúne a história das pessoas que vivem aqui. Uma pessoa sozinha não constrói a história de uma cidade. É necessário que a gente ilumine e reconheça a história de cada pessoa. Quem não tem passado, não tem história ", destacou o prefeito Luciano Barbosa, parabenizando o deputado estadual Ricardo Nezinho pela idealização do projeto. 

Cinema

A primeira sessão de cinema de 2021 do projeto Raízes de Arapiraca vai acontecer no próximo dia 17 de outubro, a partir das 14 horas, em uma das salas de exibição no Cinesystem Arapiraca.

O documentário audiovisual já reúne 96 entrevistas e mais 61 novos relatos estão sendo editados.

Nos próximos dois meses, mais 30 novos documentários deverão ser produzidos, para que pessoas simples da cidade, como destaladeiras de fumo, pedreiros e até o arapiraquense mais graduado possa contar sua história de vida, origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários