Terça, 19 de Janeiro de 2021
82 99831-0863
Saúde ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSP

UPA Jacintinho completa um ano e assegura atendimento humanizado a quase 90 mil

Construída e mantida pelo Governo de Alagoas, unidade é referência para mais de 162 mil maceioenses

01/11/2020 18h45
Por: Redação Fonte: Agencia Alagoas
UPA Jacintinho completa um ano e assegura atendimento humanizado a quase 90 mil
Texto de Carla Cleto e Thiago Sampaio

Primeira em Alagoas a ser construída e mantida, exclusivamente, com recursos do Governo do Estado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Drº Ismar Gatto, em Maceió, chega ao primeiro ano de funcionamento com o registro de 89.039 usuários assistidos, desde o dia 1° de novembro do ano passado. Referência na assistência pré-hospitalar para os moradores do bairro Jacintinho, onde está localizada, a unidade atende, ainda, usuários residentes no Feitosa, Barro Duro, São Jorge, Serraria, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas.

Do total de atendimentos realizados ao longo dos últimos 12 meses, houve uma média mensal de 7.523 assistências prestadas, onde 20.089 ocorreram ainda em 2019, sendo 10.097 em novembro e 9.992 em dezembro. Já nos últimos 10 meses deste ano, a UPA Jacintinho, que assiste uma população de 162 mil maceioenses, recebeu 68.950 usuários, sendo janeiro o mês de maior fluxo, com 10.981 assistidos e, junho, o de menor procura, com 3.773 atendimentos.

Ao longo do primeiro ano de funcionamento, a UPA Jacintinho fez 70.227 atendimentos clínicos, 13.702 pediátricos, 1.194 odontológicos e 3.916 ortopédicos. Mônica Maria da Silva, 37 anos, está entre os quase 90 mil usuários atendidos na UPA Jacintinho. Após ter as pernas queimadas pelo marido, que ateou fogo sobre ela após uma discussão, a dona de casa foi encaminhada à unidade, onde recebeu atendimento médico e, após ser medicada em um dos 19 leitos disponibilizados, recebeu alta e foi liberada. “Senti muita dor e ardência, mas, graças à equipe da UPA, me sinto melhor e vou para casa me recuperar”, salientou no dia 14 deste mês, quando o atendimento ocorreu.

UPA Jacintinho assegura assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade (Carla Cleto)

Quanto aos procedimentos médicos e de enfermagem realizados na unidade neste primeiro ano de funcionamento, foram 171.231 no total, com a administração de 83.498 medicamentos, 75.183 aferições de pressão arterial, 3.474 testes de glicemia, 3.160 inalações, além de 2.362 eletrocardiogramas, 1.783 suturas e 1.239 imobilizações ortopédicas. Também foram realizados procedimentos como curativos e colocação de sondas vesicais de demora e alívio.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a UPA Jacintinho foi um divisor de águas na saúde pública alagoana, por ter sido a primeira unidade deste perfil a ser construída e mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Até 1º de novembro de 2019, todas as UPAs eram construídas com recursos do Ministério da Saúde e a manutenção era tripartite, ficando à cargo dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Com a Unidade de Pronto Atendimento erguida no Ladeirão do Óleo, que é um exemplo de eficiência, Alagoas mostrou ser possível construir e manter as UPAs com recursos próprios, expandido a rede de assistência pré-hospitalar”, ressaltou.

Enfrentamento à pandemia – Sobre a detecção da Covid-19, desde o início da pandemia até agora, foram aplicados 37 testes rápidos, realizados 1.238 exames de swab nasofaríngeos e feitas 15 sorologias. Isso porque, desde março deste ano, a unidade também é referência para atendimento de pacientes com suspeita e conformação de infecção pelo novo coronavírus, razão pela qual, possui 12 leitos de internação exclusivos, sendo oito clínicos e quatro de UTI Intermediária.

E além do atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA Jacintinho assegurou a realização de 22.610 exames laboratoriais para os quase 90 mil usuários assistidos. Conforme balanço apresentado pela Sesau, foram 8.266 hemogramas feitos em um ano, além de 3.437 sumários de urina.

UPA Jacintinho assegura assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade (Carla Cleto)

Exames de Imagem – Por atender pacientes que sofreram fraturas de menor gravidade ou que se queixam de dores de cabeça e abdominais, a UPA Jacintinho realiza exames de raios-x e eletrocardiograma. De novembro do ano passado, quando foi inaugurada, até agora, foram 12.935 exames de imagem computados, sendo 3.721 raios-x do tórax, 1.535 de tornozelo, 1.318 de pé, 942 de joelho, 866 da mão, além de exames de imagem no abdômen, braços, coluna cervical, crânio, clavícula, pernas e face.

E comprovando o seu grande poder de resolutividade, dos 89.039 usuários assistidos ao longo dos últimos 12 meses, apenas 1.273 foram transferidos para outras unidades de saúde. “Isso significa dizer que a UPA Jacintinho prestou um atendimento eficaz e o problema de saúde do usuário foi solucionado na unidade e, com isso, encaminhamos para os hospitais da Rede SUS apenas os casos de maior complexidade”, destaca o gerente administrativo, Guilherme Carvalho.

Constatação – A prova da eficiência da UPA Jacintinho pode ser constatada pela moradora do bairro Feitosa, Jadiane Freitas, 32 anos. Acompanhada do marido, Damião Pereira, ela procurou a unidade se queixando de dores abdominais e, após passar pela classificação de risco e ser atendida pela equipe multidisciplinar, salientou que a assistência recebida foi humanizada e eficiente.

“O atendimento foi bom e rápido”, disse Jadiane Freitas, após receber alta médica. Opinião compartilhada pelo acompanhante Damião Pereira, que não poupou elogios à unidade localizada no Ladeirão do Óleo. “O atendimento daqui [da UPA Jacintinho] é muito bom, muito bom, muito bom”, repetiu três vezes, parecendo não acreditar na assistência ágil e acolhedora que sua esposa recebeu na unidade, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, e tem capacidade para atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia.

 

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 12h00 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

36° Sensação
26.3 km/h Vento
42% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias