Política ALAGOAS

Encontro Nacional da Indústria da Construção reúne governo e iniciativa privada em debates do setor

.

18/10/2021 às 13h36
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza o 93ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), de 18 a 21 de outubro, de forma gratuita e virtual. Importante fórum de debates dos temas do setor, o encontro traz nomes como o do ministro da Economia Paulo Guedes e do economista Eduardo Giannetti. 

O 93º Enic acontece em um importante momento para o setor, que tem demonstrado grande capacidade de recuperação e impulsionado a geração de empregos e a economia do país. Prova disso é a expectativa de que a construção cresça 4% no ano, o que seria o maior crescimento desde 2013. De janeiro a agosto deste ano o setor foi responsável pela criação de quase 238 mil novos postos de trabalho formais, segundo o Caged. Nos últimos 12 meses o segmento abriu 1.138 novos postos de trabalho com carteira assinada por dia útil.

Demanda por imóveis, taxas e juros e crédito

Contudo, o setor tem enfrentado uma série de dificuldades como aumento e desabastecimento dos insumos. O presidente da entidade, José Carlos Martins, destacou que a estratégia da construção para enfrentar a falta de matéria-prima e o alto custo será um choque de oferta por meio da importação de produtos. Ele também ressalta que a demanda por imóveis, as baixas taxas de juros e a alta do crédito imobiliário devem continuar até o próximo ano.

Esses temas serão discutidos nos mais de 20 painéis do evento, que também debaterão proposta de melhorias na formação dos engenheiros, os vícios construtivos, que tem gerado uma verdadeira industrial indenizatória, além de uma série de inovações do setor. O impacto da crise energética no país, habitação de interesse social, digitalização das empresas e a aplicação de estratégias de ESG serão outros temas abordados no Enic.

Ministros convidados

Representantes do governo, do Poder Legislativo e de instituições vão debater com especialistas nos painéis do Enic. Autoridades como o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, são presenças confirmadas nos quatro dias de encontro.

Segundo Martins, o evento deste ano será ainda mais moderno, com mais conteúdo e acessibilidade em uma nova plataforma. "A edição é totalmente gratuita. É o Enic na palma da sua mão, na tela do celular. Teremos temas atuais, disruptivos e tudo aquilo que empresas e profissionais precisam tanto para seu planejamento como para seu dia a dia. Não perca!", enfatizou.

Acesse o site do evento e confira a programação em: https://cbic.org.br/enic/

Serviço:

93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)

De 18 a 21 de outubro

Online e gratuito

Inscrições em: cbic.org.br/enic

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários