Sexta, 15 de Janeiro de 2021
82 99831-0863
Saúde COVID-19

AL volta a registrar aumento de casos de Covid-19, mas mantém nº de mortes em queda, diz relatório

Pesquisadores do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, da Ufal, alertam para risco de segunda onda da doença.

10/11/2020 16h38 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: G1 AL
AL volta a registrar aumento de casos de Covid-19, mas mantém nº de mortes em queda, diz relatório

Apesar de manter a tendência de queda de óbitos por Covid-19, Alagoas voltou a registrar aumento no número de casos da doença. A análise consta no mais recente relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta terça-feira (10).

Na 45ª Semana Epidemiológica, que foi de 31 de outubro a 7 de novembro, o estado registrou 814 novos casos e 28 óbitos por Covid-19. De acordo com os pesquisadores do Observatório, comparados com os dados da semanas anteriores, os números da 45ª semana confirmam a tendência de alta.

"Comparados com os indicadores das semanas anteriores, confirmam a instabilidade com relação ao número de casos, que após ter ficado abaixo de 600 casos na 42ª SE, oscilou nos períodos seguintes, mantendo nessa última semana uma tendência de alta", diz um trecho do relatório.

Já em relação às mortes por Covid-19, houve uma queda de oito óbitos na comparação com a semana anterior, uma queda de 25%, o que confirmou a tendência de queda de mortes causadas pelo novo coronavírus no estado.

O relatório mostra também que o número de casos suspeitos caiu. Foram 1.659 na 45ª Semana Epidemiológica, valor ainda alto, já que o estado tem testes disponíveis para o diagnóstico da doença. Os pesquisadores do Observatório alertam que se as pessoas não foram testadas, não há como saber o número exato de casos novos da doença.

O relatório mostrou que o a taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 continua estável.

Os pesquisadores alertaram para o risco de uma segunda onda de Covid-19 no estado.

"No mais, considerando os registros de países que vêm enfrentando uma segunda onda de contaminação com quantitativo de casos ainda maior que no início do ano e com aumento no número de óbitos nos últimos dias, vitimando milhares de pessoas, alertamos sobre os riscos desse cenário se repetir por aqui, o que poderá nos levar a adoção de novas medidas restritivas para o controle da transmissão".

Eles orientam que enquanto não há uma vacina, é preciso manter os cuidados com higiene, uso de máscara e distanciamento social.

"Assim, salientamos que devido a ausência de uma imunização coletiva, que ocorrerá por meio da vacinação universal, a higienização das mãos, o uso da máscara e o distanciamento social ainda são as melhores maneiras de enfrentar a pandemia, por meio do controle da transmissão do novo Coronavírus", diz trecho do relatório.

Diferentemente de todas as semanas anteriores realizadas, o Observatório não conseguiu comparar os dados de Alagoas com os de outros estados por causa da falta de atualização por parte do Ministério da Saúde.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 12h30 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

34° Sensação
4 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias