Sexta, 27 de Novembro de 2020
82 99831-0863
Política Política

‘Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria numa grota’, afirma JHC no dia da Consciência Negra

Candidato garante criação dos Núcleos de Promoção da Igualdade Racial

20/11/2020 20h29
Por: Redação Fonte: Ascom JHC
‘Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria numa grota’, afirma JHC no dia da Consciência Negra

Em Maceió, brancos recebem 47% a mais que negros por mês de trabalho, mas a desigualdade econômica é só uma parcela do abismo que divide os grupos sociais. No dia da Consciência Negra, JHC encontrou grupo de capoeiristas e conversou sobre políticas de igualdade racial. Ele vai criar os Núcleos de Promoção da Igualdade Racial, destinados a acolher demandas sociais, culturais, educacionais e raciais da população negra.

“Hoje é dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares, ele é o maior símbolo da resistência as injustiças e ao preconceito racial de Alagoas e do Brasil. Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria num lugar como esse aqui, numa grota. Quem mora aqui sabe bem o que é resistência, aqui a saúde quase não chega, creche sequer existe e saneamento básico é um sonho distante”, afirmou JHC. 

Outras propostas do candidato do PSB são a criação do Núcleo de Referência e Valorização da Cultura Afro-Alagoana e o fomento de uma política de fortalecimento de manifestações culturais de grupos afro. As principais manifestações culturais e a identidade do município têm na herança afro-maceioense e afro-alagoana um conteúdo étnico, indenitário e cultural de extrema relevância e valor simbólico. 

“Entre os 10% mais pobres da população de Maceió, 86% são pretos ou pardos. 95,4% das mulheres negras residentes em Maceió têm pré-natal insuficiente, sendo a maior taxa entre as capitais brasileiras. Não podemos aceitar esses indicadores, vamos fazer a mudança que a capital precisa, pensando numa política inclusiva, capaz de reduzir desigualdades”, explicou JHC. 

JHC sempre se comprometeu com iniciativas capazes de ampliar a igualdade racial. Enquanto deputado federal, enviou recursos para o “Vamos Subir a Serra”, um evento para mostrar a cultura, as tradições e os costumes da população negra. Ele firmou o compromisso há três anos e, até 2020, seu mandato contribuiu com R$ 700 mil em emendas parlamentares. É o único parlamentar que deu apoio financeiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 19h56 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

24° Sensação
1 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias