O mês de janeiro recebe a etiqueta Roxa, em alusão a campanha de prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase. A campanha, encabeçada pelo Ministério da Saúde, é uma atividade anual proposta pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Este ano, a campanha ganhou o lema “Conhecer para não Discriminar”, e terá uma programação vasta, que priorizará encontros virtuais de debate, e será realizada em parceira com as ações do Janeiro Branco, em alusão ao combate a doenças mentais.
No Brasil, aproximadamente 30 mil pacientes anualmente são atingidos pela doença e cerca de 6% destees pacientes são crianças e adolescentes.
O último domingo de janeiro é marcado como o Dia Nacional de Combate a Prevenção da Hanseníase. Esta ano a data cairá em 24 de janeiro. O objetivo é reforçar o compromisso em controlar a doença, oferecendo diagnóstico e tratamento corretos ao paciente.
Sobre a doença:
A hanseníase é uma doença bacteriana, transmitida através de gotículas que sae do nariz ou através da saliva do paciente. Afeta a pele, nervos periféricos, olhos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente.
O período em que a bactéria fica escondida ou adormecida no organismo é prolongado e pode variar de dois a sete anos.
Confira a programação na íntegra do Janeiro Roxo e Branco 2021:
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 36°
Sol com algumas nuvensMín. 21° Máx. 36°
Sol com algumas nuvens