Municípios Plastitroque

Marechal Deodoro será sede da próxima edição do Plastitroque

Esta é a 4ª edição do evento que tem o objetivo de incentivar economia circular, fomentando a prática da coleta seletiva e da reciclagem.

16/05/2022 às 18h29
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Marechal Deodoro será sede da próxima edição do Plastitroque

Troque o destino do plástico que você descarta e contribua para um planeta sustentável. É com essa ideia que a Braskem está promovendo mais um Plastitroque em Alagoas. Esta é a 4ª edição do evento que tem o objetivo de incentivar economia circular, fomentando a prática da coleta seletiva e da reciclagem. A ação vai até o dia 20 de maio, na Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo, em Marechal Deodoro.

Como em uma gincana, o Plastitroque incentiva os estudantes a coletarem resíduos plásticos, como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e alimentos, para trocá-los por uma moeda social — o plasticoin. Com a moeda em mãos, eles podem escolher seus brindes, como o kit escolar composto por lápis, borracha, caneta, apontador, estojo, caderno de 10 matérias e lápis de cor, ou ainda um squeeze, uma garrafinha para água.

“De forma lúdica, os estudantes vão aprender a selecionar os resíduos e entender que eles têm valor. Dessa forma, os alunos chegam à conclusão de que estes resíduos não podem ser descartados de forma inadequada e não devem chegar ao meio-ambiente. Eles podem e devem ser reaproveitados, reutilizados, contribuindo para sustentabilidade”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária na ação.

Para ganhar um squeeze são necessários 6 plasticoins, o que equivale a 1,8 kg de plástico coletado. Já para receber o kit escolar é preciso ter 10 plasticoins, equivalente a 3 kg de plástico. A pesagem dos resíduos ocorrerá na escola, nos dias 17 e 18 de maio.

“A ação já está no calendário da Braskem em Alagoas, no Brasil e nas unidades espalhadas pelo mundo. Ensinamos o caminho correto e uso consciente do plástico para a preservação do meio ambiente, além de demonstrar como esses resíduos podem apoiar o trabalho da economia circular”, explica Helcio Colodete, diretor industrial da Braskem em Alagoas e também voluntário na ação.

Ao realizar a separação dos resíduos, o Plastitroque apoia economia circular e a geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem, por isso, todo o material arrecadado será doado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR).

Plastitroque em números

Em sete edições realizadas em 2021, o Plastitroque da Braskem arrecadou mais de 10 toneladas em resíduos plásticos, tendo impactado positivamente mais de quatro mil pessoas. Durante as ações realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, foram distribuídos mais de 5.300 kits, entre escolares, de alimentação e de higiene.

Nas últimas edições em Alagoas foram arrecadadas mais de 4 toneladas de plástico que beneficiaram as cooperativas Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Copvila.

Programação

17 e 18 de maio — troca dos resíduos pelos Plasticoins

19 e 20 de maio — troca dos Plasticoins pelos brindes e entrega do material às cooperativas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários