Segunda, 08 de Março de 2021
82 99831-0863
Geral Alagoas

Juiz alagoano contribuirá com acervo da AMB no Museu do STF

Claudemiro Avelino foi convidado após repercussão do trabalho na criação do Centro Cultural e Memória do Judiciário de Alagoas.

20/02/2021 20h42
Por: Redação Fonte: Assessoria
Juiz alagoano contribuirá com acervo da AMB no Museu do STF

O juiz e historiador alagoano Claudemiro Avelino foi convidado, pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), para integrar a equipe de trabalho que está fazendo o levantamento da memória dos tribunais, associações e magistratura do Brasil.

O objetivo é viabilizar a ala da AMB no Museu do Supremo Tribunal Federal (STF), que passa por obra de ampliação. O convite para este desafio nacional surgiu após a repercussão da inauguração do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, em janeiro deste ano.

Os mais de 10 anos dos estudos do juiz Claudemiro Avelino renderam a maior parte do acervo do museu que fica no centro de Maceió. E resultaram, ainda, na trilogia de livros que resgata a história do Judiciário em Alagoas. Devido à pandemia de Covid-19, o centro cultural ainda não está aberto ao público.

Ele já começou a trabalhar no projeto da Associação de Magistrados Brasileiros na semana passada. Ao lado do juiz Ney Alcântara, vice-presidente de Prerrogativas da AMB, Claudemiro Avelino conheceu os materiais históricos da entidade de classe e deu início à catalogação dos bens e do acervo existente no arquivo.

Na ocasião, o magistrado deu sugestões na parte da estrutura do museu em si e da exposição do acervo. “Falei sobre a necessidade de maquetes táteis, totens eletrônicos, telas de exibição, mandei separar os documentários históricos que a AMB já tem em seus arquivos e estamos movimentando a turma para conseguirmos montar o espaço à altura do que a AMB merece”, afirmou.

Maquete do Museu do STF | Assessoria

Museu do STF

O Museu do STF foi inaugurado em 18 de setembro de 1978, data comemorativa dos 150 anos da Corte. O acervo é composto por condecorações, documentos e móveis históricos, fotografias e objetos museológicos como presentes protocolares, tapeçarias, vestimentas, objetos de uso pessoal de ministros e obras de arte. Desde a gestão do ministro Dias Toffoli, o museu está em processo de ampliação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 12h47 - Fonte: Climatempo
35°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

37° Sensação
24.6 km/h Vento
37.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens