Segunda, 08 de Março de 2021
82 99831-0863
Política Brasil

Petrobras resiste a demitir Castello Branco após intervenção de Bolsonaro

Empresa diz que presidente e diretores têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021

20/02/2021 21h33 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Carta capital
Petrobras resiste a demitir Castello Branco após intervenção de Bolsonaro

Na noite de sexta-feira 19, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar o general Silva e Luna como o novo presidente da Petrobras, a empresa divulgou uma nota oficial em que afirma que “Roberto Castello Branco e demais diretores Executivos têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021”.

Por ser uma empresa de capital aberto, a escolha do presidente passa pelo crivo do Conselho de Administração da companhia. Todavia, como acionista controladora da Petrobras, a União é responsável por indicar 6 dos 11 membros do colegiado e, na prática, consegue determinar os rumos da empresa.

De acordo com a petroleira, o Ministério de Minas e Energia “solicitou providências a fim de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração”.

A reunião que decidirá sobre a troca da diretoria da petroleira ocorre na próxima terça-feira 23. Há a possibilidade de integrantes do grupo de conselheiros ligados ao mercado financeiro renunciarem.

Atualmente, quem preside o conselho é o almirante Eduardo Bacellar. Além dele, são conselheiros indicados pelo governo: João Cox, Omar Carneiro, Nivio Ziviani, Ruy Flaks Schneider e Paulo Cesar de Souza e Silva.

Os empregados da Petrobras também têm uma indicação, representada por Rosangela Buzanelli Torres.

Os acionistas minoritários têm outros três nomes: Marcelo Mesquita de Siqueira Filho, Leonardo Pietro Antonelli e Rodrigo de Mesquita Pereira.

Após o anúncio de Bolsonaro, a Petrobras perdeu 28,2 bilhões de reais em valor de mercado só na sexta. A decisão foi alvo de críticas de ex-aliados do presidente.

Salim Mattar, ex-secretário especial de Desestatização, afirmou que o governo “não é liberal”.

“Me desculpe, estamos militarizando demais o País”, afirmou em entrevista à CNNBrasil.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 12h06 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

34° Sensação
22.7 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens