18°C 27°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Gestão JHC investe em políticas públicas para a causa animal em Maceió

.

03/08/2024 às 11h51
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Maceió tem iniciativas pioneiras para a proteção, bem-estar e cuidados com animais
Maceió tem iniciativas pioneiras para a proteção, bem-estar e cuidados com animais

Maceió vive uma nova realidade para a causa animal. Instituída na gestão do prefeito JHC, a Secretaria Extraordinária de Bem-Estar Animal (Sebema) vem transformando a realidade de cães e gatos da capital alagoana, que agora possuem atendimento gratuito e de qualidade. JHC assegura que a causa animal sempre foi uma das prioridades e urgências de sua administração.


“A causa animal sempre esteve presente na minha gestão. Nós já vínhamos atuando em prol da causa por meio de ações como o acolhimento de animais abandonados, realização de feiras de adoção, além da oferta de atendimentos ao público em nosso Castramóvel. A cidade nunca teve iniciativas de grande porte em prol dos animais e a criação de um gabinete exclusivo para essa área amplia ainda mais os serviços ofertados nesse sentido, promovendo cada vez mais saúde, proteção e bem-estar para todos os animais de Maceió e de quem mais precisa”, disse.

A criação do gabinete da causa animal é considerada uma necessidade para a cidade de Maceió. A secretaria atua em diversas demandas, como questões sanitárias, sociais, políticas, de bem-estar animal, emocionais das pessoas, meio ambiente e coletividade.

A médica veterinária Evelynne Marques ressaltou a importância da pasta para a população. Segundo ela, a secretaria contribui para o progresso do cenário de bem-estar animal e saúde única, que engloba a saúde animal, ambiental e humana, impactando diretamente na saúde pública.

“A Sebema representa uma necessidade que Maceió tinha e, hoje, a sociedade pode dizer que tem um trabalho específico voltado a problemas que são tão específicos, como é o caso da questão animal que envolve várias demandas desde a sanitária, social, política, de bem-estar animal, movimenta o emocional das pessoas, interfere no meio ambiente e na coletividade e exige uma secretaria específica tal como está ocorrendo”, destacou.

A pasta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas para os animais domésticos, desde a sua implantação em abril de 2023. Dentre as ações realizadas, destaca-se a castração de mais de 2.612 cães e gatos da cidade por meio do serviço Castramóvel. Essa ação contribui para o controle da população de animais de rua, além de promover a saúde e o bem-estar desses animais, reduzindo doenças e comportamentos indesejados. Além da castração, os animais também receberam microchips de identificação eletrônica.

Com os serviços disponibilizados pela secretaria, mais de 48 bairros da capital foram atendidos. Este ano, foi criada uma base de atendimento e apoio à população, promovendo um ponto fixo para atendimento gratuito.

Durante as ações da secretaria, foram realizados mais de 4.436 atendimentos clínicos, atividades de educação ambiental, feiras de adoção responsável, microchipagem e outras iniciativas. Mais de 440 animais também ganharam novos lares com as feiras de adoção.

Outras ações - A secretaria também atua no planejamento e execução da campanha de vacinação contra a raiva em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), garantindo a orientação básica veterinária à comunidade, com vacina antirrábica em caninos e felinos e desenvolve um programa educativo nas escolas do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa educar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados adequados com os animais domésticos. Mais de 720 alunos já foram impactados com essas ações educacionais.

Durante o período das chuvas, a Sebema esteve presente junto aos órgãos municipais, oferecendo apoio e atenção médico-veterinária aos animais acolhidos juntamente com as pessoas desabrigadas. Foram realizadas campanhas para a doação de medicamentos e ração para os animais abrigados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários