18°C 27°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Professor Douglas Apratto Tenório confirmado como palestrante no Congresso Indep em novembro

Evento acontece nos dias 13 e 14 de novembro no auditório do Cesmac

04/09/2024 às 18h33
Por: Redação Fonte: Claudio Bulgarelli
Compartilhe:
O professor foi confirmado como palestrante no congresso Indep - Foto: Divulgação
O professor foi confirmado como palestrante no congresso Indep - Foto: Divulgação

O professor Douglas Apratto, que atualmente faz parte da diretoria da Fundação Educacional Jayme de AltaVila-FEJAL, foi confirmado como palestrante no I Congresso Indep, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Cesmac. O congresso, que vai tratar de um tema importante para as famílias que lidam com o problema da dependência química, vai abordar exatamente a Independência Química. Douglas é vice–presidente do Centro de Estudos Superior de Maceió, o CESMAC e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, além de professor universitário. Foi secretário de Estado da Educação e organizador das coleções Memórias Legislativas, Memória Cultural e Memória Feminina de Alagoas. É também membro da Academia Brasileira de História, ocupando a cadeira que tem como patrono João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (Visconde de Sinimbu ), do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, da Academia Alagoana de Letras, ocupando a cadeira 16 do patrono Guimarães Passos e Presidente de Honra da Academia Miguelense de Letras e Artes – AMILA.

Como Secretário de Educação e Cultura do Estado de Alagoas, na gestão do então governador Divaldo Suruagy criou no município de São Miguel dos Campos, a Casa de Cultura, inaugurada no dia 04 de fevereiro de 1984, na administração do prefeito Wellington Torres. Publicou os seguintes obras: “ Capítulos de História Contemporânea”, em 1968; “ Capítulos da História do Brasil “, em 1976; “ A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império “, em 1977; “ A Sociedade e a Política Alagoana na Década de 20; “ Capitalismo e Ferrovias no Brasil - As Ferrovias em Alagoas, em 1978; “ Tempo, Cultura e História “, em 1984; “ O Desario de Prazer “, em 1985, etc. Também publicou “ A Enciclopédia dos Municípios de Alagoas, pelo Jornal Gazeta de Alagoas.

Douglas Apratto também tem diversos livros em parceria com outros escritores, sobre a história de Alagoas, entre eles, “ O Ciclo do Algodão e as Vilas Operárias “ e “ Memória Legislativas “ e detém os prêmios “ Cidade de Maceió “, concedido em 1977, pela Fundação Educacional de Maceió/Academia Alagoana de Letras.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários