Em decisão tomada na reunião desta terça-feira (5), o Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por unanimidade, o calendário acadêmico 2025 da Universidade Federal de Alagoas, com cem dias letivos, de 7 de julho até 28 de novembro. Isso vale para 89 dos 103 cursos de graduação presenciais distribuídos nos quatro campi e unidades educacionais. Os outros 14 seguem esse calendário específico pois fazem parte de programas específicos, como os cursos de Educação a Distância, os do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O Consuni também aprovou, na mesma sessão ordinária, a entrada única para os cursos de graduação presenciais. Significa dizer que haverá entrada apenas no semestre 2025.1, e o 2025.2 será suprimido. Foram 38 votos favoráveis, sete abstenções e três votos contrários à proposta. Serão cem dias letivos, incluindo os sábados. “Fizemos um esforço institucional muito forte para chegarmos a esse momento de aprovação do calendário e da entrada única. Quero agradecer a todas e todos os conselheiros por esse momento especial de construção coletiva”, ressaltou o reitor Josealdo Tonholo, presidente do Conselho Universitário.
Para chegar a essas duas definições, o Consuni contou com o trabalho de uma comissão especial, formada com representação dos três segmentos da Universidade - estudantes, professores e técnicos-, além da contribuição das coordenações de cursos. “Fizemos esse exercício ao longo dos últimos meses com a discussão do calendário acadêmico apresentado aos conselheiros. Então, agradecemos a todas as pessoas que colaboraram com esse processo. Foi um longo debate até chegarmos à minuta apresentada hoje”, enfatizou a pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa.
A professora destaca que a comissão do Consuni acompanhou a elaboração do calendário acadêmico e pôde construir, com muita discussão, a proposta de entrada única para o Sisu 2005. “Começamos essa discussão no final de julho deste ano. De lá para cá, foram 31 reuniões, inclusive com fóruns colegiados e com as direções e coordenações dos campi fora de sede. Hoje, a Universidade tem duas entradas, ou seja, uma no primeiro semestre para alguns cursos, duas entradas, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre para outros cursos, e cursos com entrada apenas no segundo semestre. Esse é, em geral, como se configura o Sisu para a Universidade Federal de Alagoas, que, para 2025, passará a ter entrada única anual”, reforçou Barbosa.
Mas o que é essa entrada única? A professora Eliane explica que com essa forma de ingresso, foi suprimido o semestre letivo 2025.2 e haverá a redistribuição de vagas para o 2025.1. “Com apenas uma entrada no Sisu 2025, vamos reorganizar as vagas que seriam para o segundo semestre letivo, no caso daqueles cursos que têm uma segunda entrada ou aqueles que entram só no segundo semestre. Com isso, pretendemos corrigir o descompasso entre os calendários acadêmico e civil”, completou.
Os representantes do Diretório Central dos Estudantes ressaltaram a importância dessa nova metodologia da Pró-reitoria de Graduação, para ouvir todas as pessoas interessadas. “Eu quero iniciar agradecendo a Prograd, na pessoa da professora Eliane, porque realmente a gente teve a oportunidade de discutir ativamente o calendário acadêmico de uma forma que nos contemplou, diferente dos anteriores que ainda não tinham nos contemplado. E aí eu acredito que tanto a condição do calendário acadêmico como a condição do Sisu, inclusive da formação da minuta, foram essenciais para que a gente colocasse todas as demandas que podem surgir”, disse Mateus Vasconcelos, do curso de Direito e representante discente no Consuni.
O presidente da Associação dos Docentes da Ufal, Jailton Lira, representante da entidade sindical no Conselho Universitário, parabenizou a iniciativa da Prograd em abrir essa discussão com toda a comunidade universitária. Ele destaca que a Adufal publicou nota de apoio à entrada única da Ufal, na segunda-feira (4), um dia antes da reunião do Consuni. “Parabenizo a adoção desse método que foi adotado de diálogo com a comunidade acadêmica. Quero ressaltar que o grande acerto desse novo calendário é o início de um calendário, de fato, humanizado. Então, com ele, a gente começa agora a tentar normalizar as coisas e reduzir um pouco essa sobrecarga de trabalho que a gente vem tendo ao longo dos anos. Só lembrando, essa é uma pauta que nós aprovamos, em assembleia, no final da greve deste ano”, destacou Lira.